Mensagem do Diretor Pedagógico

O colégio João de Barros iniciou a sua atividade no ano letivo 1988/89 com 220 alunos matriculados, num total de nove turmas (do 5.º ao 9.º ano de escolaridade) para 26 professores e 9 funcionários não docentes.

O número de alunos, de turmas e de professores foi aumentando todos os anos, chegando a ter mais de 1000 alunos, nos anos letivos de 1995/96 e 1996/97.

Nos últimos anos, o número de alunos matriculados é de aproximadamente 700 alunos, distribuídos pelos vários ciclos de ensino.

Após 20 anos de existência, a história deste colégio poder-se-á caracterizar pelo pioneirismo na implementação das novas tecnologias, pela fidelidade à sua filosofia educativa consubstanciada em várias formações integradas no seu projeto educativo “janela do futuro à luz do passado – aprender para vencer” e tem colocado o colégio, ao longo destes anos, no primeiro lugar do ranking das escolas a nível do concelho de Pombal, em lugares de destaque no distrito de Leiria.

O colégio tem oferecido diferentes cursos, tentando gerir a oferta e a procura, contando para esse fim, com um conjunto de aproximadamente 70 professores.

De forma a otimizar e normalizar os procedimentos inerentes ao funcionamento do colégio, foi atribuído em Setembro de 2007, a certificação deste estabelecimento de ensino, pelo referencial NP EN ISO 9001:2008 (vulgo “Sistema de Gestão pela Qualidade”).

Com esta medida, pretende-se atingir novos padrões de qualidade e excelência, na gestão do ensino básico e secundário e na prestação do serviço do ensino.