Programa Eco-Escolas

Tampinhas

Mais um ano que terminou, e conseguimos atingir a bonita marca de 248 kg de tampinhas recolhidas! O nosso agradecimento para todas as turmas que participaram, e, em especial, para as turmas mais dinâmicas, 12.ºA, 8.ºA, 8.ºC, 5.ºB e os para os fantásticos alunos do 5.ºA, que recolheram mais de 60Kg para esta campanha! Não nos esquecemos também de referir a preciosa ajuda dos professores e funcionários, bem como da paróquia de Meirinhas! Muito obrigada a todos!

Mas ainda não acabou! A Daniela continua a precisar da nossa ajuda, não se esqueçam de guardar as tampinhas durante o verão, voltamos a recolher assim que as aulas recomeçarem!

Caso queiram saber mais sobre esta menina, procurem no facebook a página "vamos ajudar a Daniela - a luz da esperança".

Boas férias! Prof. Cláudia Ferreira

Poster Eco-código

Este ano os alunos do Curso Profissional de Multimédia, orientados pela professora Sílvia Ferrador, voltaram a participar no concurso Eco-Escolas "Poster Eco-código", fazendo vários trabalhos  muito bons! O conselho Eco-escolas reuniu para os apreciar, e decidiu escolher o trabalho do aluno André Bom! Este foi impresso e enviado para a o concurso para representar a nossa escola. Agora, só nos resta esperar! Os resultados são publicados em setembro!

Alguns dos projetos eco-escolas que estão a decorrer este ano letivo:

-  Noticias de anos letivos anteriores -

O projeto "Vamos ajudar a Daniela" terminou por este ano (2016), e aqui estão os resultados: 313,8 kg de tampinhas recolhidas.

A turma que mais ajudou a obter este belíssimo valor foi o 5.ªA, que conseguiu recolher mais de 144kg! Muito bem! Foram espetaculares!

Os nossos parabéns a todos os que participaram, todos fazem a diferença!!

Guardem todas as vossas tampinhas durante o verão, para conseguirem colocar a vossa turma à frente no próximo ano! Contamos convosco para ajudar a Daniela!

Endereço do facebook do projeto "Vamos ajudar a Daniela":

Link para o filme que mostra a história da Daniela, na qual todos nós entramos com o nosso projeto:

CJB - Praia Limpa
No dia 2 de junho teve lugar a última visita de estudo do Clube do Ambiente, a que chamámos CJB Praia Limpa. De manhã fomos à praia do Osso da Baleia fazer limpeza de praia. Assim que chegámos recebemos uma oferta da Câmara Municipal de Pombal: T-shirts da Praia do Osso da Baleia, uma para cada um! Depois competimos por equipas e juntámos quase 400 kg de lixo (garrafas de vidro, cordas, redes, restos de fibra de vidro de embarcações e até pedaços de sofás). Depois da pesagem e de colocarmos os resíduos nos ecopontos, a Eng.ª Ana Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal, fez-nos uma visita guiada às dunas, onde vimos uma víbora!! Certo, uma víbora, uma "cobra" venenosa! Os passadiços existem por alguma razão!

Depois de almoço fomos fazer arborismo para o Parque Aventura da Figueira da Foz. Neste parque existem diversos circuitos, dos mais simples aos mais complexos (experimentem o preto, vão andar de bicicleta a mais de 15 m de altura!), compostos por diversas tarefas que temos de vencer. Fazer slide para uma "teia de aranha" gigante é uma delas! Todos se divertiram e aproveitaram o dia! Para o ano há mais!

Algumas fotos da atividade...

Dia Internacional da Biodiversidade
O Dia Internacional da Biodiversidade foi no dia 22 de maio, e foi comemorado de diversas formas no Colégio: no dia 23 foi inaugurada a exposição intitulada "Biodiversidade na Terra - Evolução da Vida", com trabalhos de todas as turmas do 7.º ano, que explicam a evolução da Vida no nosso planeta; nesse mesmo dia teve lugar uma Palestra sobre Reciclagem, preparada pelos alunos do Clube do Ambiente (9.ºC) para os alunos do 5.º ano de escolaridade. No dia 25 teve lugar a Saída de Campo ao Rio Cabrunca, direccionada aos alunos do Clube do Ambiente e orientada pela Eng.ª Ana Catarina Soares, da Câmara Municipal de Pombal. Todos se divertiram no rio à procura de seres vivos para analisar no laboratório!

Consulta a cartaz.

Óleo usado não está acabado -
O Colégio está a desenvolver o projeto "Óleo usado
não está acabado"
, em parceria com a Câmara Municipal de Pombal. Na última semana de novembro traz, pelo menos, um litro de óleo usado, assinala na embalagem a tua turma e entrega-a no colégio. A meta é que as escolas do Concelho de Pombal consigam atingir os 5 mil litros. Queres ajudar-nos?

Eco-Código no Colégio João de Barros.

Vem cumpri-lo connosco
.

Colégio recebeu Diploma de Elevada Qualidade

No dia 19 de novembro o Colégio João de Barros foi visitado pela Dr.ª Isabel Andrade, da DGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares). Durante esta visita, que durou aproximadamente 2 horas, foi avaliado o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto Eco-Escolas nos últimos três anos (2011/12, 2012/13 e 2013/14).

O resultado chegou no dia 21 de janeiro: o Colégio João de Barros obteve uma pontuação final entre os 80% e os 90%, e foi considerado uma escola de “ELEVADA QUALIDADE”!

Esta distinção foi atribuída a apenas mais 34 escolas espalhadas por todo o país, sendo que mais 2 são da zona centro (Escola Técnica e Profissional da Sicó, em Avelar e Escola Básica 2,3+S João Garcia Bacelar, na Tocha), 5 são da zona Norte, 3 são do Interior, 2 são da Península de Setúbal, 4 são do Alentejo, 8 são do Arquipélago dos Açores e 9 são do Arquipélago da Madeira.

Assim, damos os parabéns a todos os alunos que ao longo dos anos foram participando no Clube do Ambiente, ajudando a dinamizar o Projeto Eco-escolas, e a todos os alunos do Colégio, que nos ajudaram a obter este prémio!

Obrigada a todos e continuação do bom trabalho!

A Coordenadora do Projeto Eco-escolas
Prof. Cláudia Ferreira