Biblioteca


Ler é Fantástico!

Gostas de jogos de computador, telemóveis e tablets?
É normal que gostes. Afinal, vivemos na era da tecnologia. No entanto, devemos usá-la, mas não ficar reféns dela. Acredito que muitos, com a evolução tecnológica, decidiram deixar os livros nas estantes ou mesmo não os comprar.
Bom, aqui vão algumas boas razões para começares, voltares ou continuares a ler: 
    · As pessoas que lêem são mais inteligentes;
    · Ler faz bem ao cérebro: tal como fazer jogging ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, ler regularmente ajuda a melhorar a memória;
    · Tornamo-nos mais empáticos: uma boa leitura pode fazer com que seja mais fácil aproximarmo-nos de outros;
    · Folhear um livro ajuda a concentrar;
    · Ler pode ajudar a prevenir a Doença de Alzheimer: quem lê tem uma menor probabilidade de vir a desenvolver Alzheimer, quando comparando com aqueles que não praticam uma atividade tão estimulante;
    · Ler ajuda a relaxar;
    · Ler ajuda a adormecer: se fizeres da leitura noturna um hábito, o teu corpo percebe que, depois de leres algumas páginas, está na altura de “desligar”;
    · Ler é “contagiante”;
    · Ler aumenta o conhecimento: tudo aquilo que lês é catalogado pelo cérebro como 'novas informações';
    · Ler alarga o vocabulário: esta é uma das razões porque os teus professores e os teus pais sempre insistiram para que lesses mais. Alargar o teu vocabulário é fundamental para melhorares a forma como comunicas, ajudando-te a exprimir melhor as tuas ideias e a conseguires melhores notas nos trabalhos.    

Então, convencido? Vamos, vai à biblioteca do colégio, escolhe um livro e vive a fantástica aventura que é ler.      

A coordenadora da biblioteca, Paula Pinheiro

 

Novidades na biblioteca
Do mês de maio
Do mês de abril
Do mês de março


Concurso -Mostra o que sabes

No primeiro período realizou-se o concurso – Mostra o que sabes!, organizado pela coordenadora da biblioteca, que contou com a participação dos alunos das turmas do 8.º ano de escolaridade. Cada equipa era constituída por quatro elementos. Este concurso, que teve como objetivo promover a cultura geral dos nossos alunos e verificar os seus conhecimentos, contou com a participação animada de todos os concorrentes. Num ambiente de grande entusiasmo e de verdadeira competição, responderam a várias questões de diversas áreas, tendo-se verificado que, afinal, os nossos alunos têm um cultura geral bastante satisfatória, mostrando interessarem-se por temáticas bem diversificadas. Após disputarem cada ponto de forma aguerrida, foram apuradas para a segunda fase as equipas do 8.º C e do 8.º D, com o maior número de respostas corretas.


Novidades do mês de fevereiro


Ryan Sharma é um agente CHERUB e, como tal, consegue infiltrar-se nas vidas de criminosos altamente perigosos e reunir informação para finalmente os pôr atrás das grades. 
Agora está a investigar um duplo rapto, partilhando a missão com o veterano James Adams. 
Nesta que poderá ser a sua última missão, Ryan e James terão de reunir uma equipa de agentes CHERUB lendários para encontrar os reféns e os trazer para casa… 
Para efeitos oficiais, estas crianças não existem…


Depois de receber um presente misterioso no seu décimo sexto aniversário, sempre que adormece, Ana é transportada da sua cabana idílica nas montanhas da Noruega para o mundo desolado da sua bisneta Nova, em 2082. As plantas e animais praticamente desapareceram e Ana percebe que tem de fazer algo para evitar este futuro apocalíptico. Com a ajuda do seu psiquiatra e, mais importante, de Nova, Ana tentará enfrentar os problemas climáticos que assolam a Terra. Mas irá a tempo?

 

Bia e Cris vão de férias com os pais para a Serra da Estrela, e ficam numa pousada, com os primos Tó Jú e Daniel. As brincadeiras na neve sucedem-se mas, inevitavelmente, outro excitante mistério acaba por cair-lhes em cheio no colo. Uns hóspedes desconhecidos comportam-se de modo muito suspeito e insistem em trocar de quarto com eles. A sua insistência é tal que os jovens resolvem fazer uma busca minuciosa ao quarto e acabam por fazer uma descoberta surpreendente. Entretanto, Bia sofre um acidente e fica acamada. Mal sabe ela que é o único entrave entre os estranhos e o seu objetivo… 
Tarde demais os três rapazes se apercebem que Bia está em perigo. Mas as comunicações com a pousada foram cortadas, impossibilitando-os de pedirem socorro, e apenas têm a sua coragem e astúcia para enfrentarem os malfeitores.

Cíntia é uma princesa dos nossos dias: bem informada, com ideias próprias, determinada e fã de música! Esta princesa pop morava com os pais num castelo enorme de onde via a cidade inteira. Todas as noites admirava a vista da janela e sonhava com um príncipe que ainda não conhecia.
Contudo, certo dia, o castelo de Cíntia desmoronou, arrastando tudo consigo. Desiludida, Cíntia deixou de acreditar em histórias de encantar e teve de reconstruir a vida sem espaço para o amor.



Quando a noite chegou a nossa amiga Sementinha procurou um torrãozinho de terra, deitando nele a cabeça para adormecer. E sonhou com o rouxinol vagabundo, a cantarolar para lhe trazer o sono, enquanto os dois chapins azuis a embalavam na teia doirada da aranha; depois vinham mais pássaros, todos os que vira no ensaio do bosque, e que traziam no bico o Amarelo de Barba preta, o Serrano, o Rubião, o Mocho de Espiga Branca e os outros seus companheiros, bagos de trigo.


Joaquim José é um jovem lisboeta de 14 anos em 1910. Pai republicano, avó monárquica, criada com namorado da Carbonária e aluno de um dos homens que mataram D. Carlos e D. Luís Filipe, facilmente se compreende a confusão que vai na sua cabeça. O seu diário é o registo bem-humorado desses dias de sobressalto que vão dar ao 5 de Outubro.

 



Um livro emocionante e doce, um romance a duas vozes tremendamente intenso - capaz de nos fazer perceber, profundamente, qual é afinal o poder do amor.


Hercule Poirot é convidado a passar uma temporada no campo. A anfitriã é a famosa escritora Athelinda Playford, que recebe na sua mansão isolada um improvável grupo de pessoas. Athelinda prometera diversão, mas o ambiente é tenso. O mordomo tem um comportamento (no mínimo) bizarro. Os restantes convidados não parecem ter nada em comum. E será a própria Athelinda a deitar mais achas para a fogueira ao anunciar uma alteração de última hora ao seu testamento. O seu plano consiste em deserdar os filhos e legar a fortuna a alguém que morrerá muito em breve. Poirot não deixa de pensar que tudo não passa de uma provocação. E quando inevitavelmente é cometido um crime, cabe-lhe a ele assumir o comando… pois todos naquela casa escondem segredos que apenas as celulazinhas cinzentas de Poirot conseguirão desvendar…


Os desafios gramaticais

No primeiro período realizou-se, na biblioteca, a 1.ª fase do concurso – Desafios Gramaticais, levado a cabo pela coordenadora da biblioteca, que teve a simpática colaboração das professoras Cristela Mariano e Isilda Simões. A participar estiveram equipas representantes de cada turma dos 2.º e 3.º ciclos, sendo estas constituídas por quatro elementos. Foram efetuadas cinco sessões em dias diferentes, para permitir a participação de todas as turmas concorrentes. Este concurso, que teve como objetivo saber se os conhecimentos gramaticais dos nossos alunos se encontravam de “boa saúde”, contou com a intervenção animada de todos os participantes. Num ambiente de concorrência saudável, responderam a várias questões e foi com agradável surpresa que se constatou o domínio bastante satisfatório dos conteúdos abordados apresentado pelos concorrentes. Depois de uma disputa bem renhida entre as equipas, que se mostraram decididas a vencer este primeiro desafio, foram apuradas as que passam à segunda fase e que, para isso, responderam a um maior número de respostas corretas.

Equipas do 5.º ano – que sorridentes! Afinal, concorrer é bem divertido!


Equipas do 6.º ano – a alegria de participar.


Equipas do 7.º ano – ganhar é bom, mas conviver também.

Equipas do 8.º ano – a boa disposição também ajuda a aprender.


Equipas do 9.º ano – todos juntos! O desportivismo bem presente!


Equipas que passam à 2.º fase (2.º período):  
5.º B- Hugo Santos, Zita Lopes, Íris Morais, Érica Marques;
5.º C- Margarida Branco, Maria Leonor, Miriam Leal, Vitória Ferreira;

6.º A – Marta Duarte,  Diana Nunes, Hugo Pereira, Tomás Faria;
6.º C - Diogo Dias, Beatriz Gonçalves, Afonso Martins, Érica Duarte;

7.º B- Laura Mota, Maria Parreira, Miguel Eiras, Margarida;
7.º C - Sara Vieira, Tiago Jaulino, Tomás Alves, Vasco Almeida;

8.º B- Tomás Soares, Érica, Marisa, João Jin;
8.º D- Tiago Santos, Inês Gameiro, Adriana Santos, Marta Santos;

9.º A - Filipa Antunes, Filipa Neto, Inês Bastos, Márcia Gonçalves;
9.º D - Catarina Ferreira, Marco Ferreira, Quévin Gonçalves, Rafael Borges.

 

Novidades do mês de janeiro

Durante umas férias escolares, os Aventureiros decidem embarcar numa viagem de campismo. O divertimento cedo dá lugar a acontecimentos bem estranhos. Até que o inexplicável acontece e, certa noite, Bia vê dois paraquedas a caírem junto à lagoa. Decidida a investigar, acaba por pôr a sua vida e a do primo Daniel em perigo, ao serem aprisionados por uma quadrilha perigosa. Só de manhã é que Tó Jú e Cris se apercebem que os irmãos desapareceram. Todas as pistas vão dar ao belo castelo de Leiria rodeado por lendas e mistérios, onde os quatro jovens destemidos irão descobrir um labirinto perdido no tempo…

Nas férias do verão, o pai da Bia e Cris promete-lhes uma semana inesquecível: um passeio que começa na Lourinhã e termina na ilha das Berlengas. Mas esses planos são alterados quando ele tem de ausentar-se de forma misteriosa e combina juntar-se a eles nas Berlengas. Entusiasmados por irem conhecer aquela ilha tão atrativa, apanham o barco e é então que reparam num estranho que parece segui-los para todo o lado. Quando Cris é raptado durante a noite, os jovens iniciam uma perseguição, rumo ao desconhecido.



O colégio recebe uma nova aluna portuguesa, que vai desafiar as colegas a formar uma equipa de hóquei em patins.

Vai ser um último período inesquecível para as gémeas O’Sullivan…







Nadia chega ao Canadá após a II Guerra Mundial, depois de passar cinco anos num campo de deslocados. Começa então a ser assombrada por memórias perturbadoras e terríveis pesadelos. Quem é ela na verdade? Assaltam-na imagens de outra família, de uniformes nazis, de Hitler. Poderá acreditar no que os sonhos lhe dizem?

 

 


Peça de teatro onde se procura um príncipe para casar com a princesa. Será que há pretendentes?

 

 




São tempos difíceis para os Heróis do Futebol. Rafael e Rodrigo têm dificuldades na sua primeira época na nova equipa. O seu ídolo, Berto Torres, está tão em baixo de forma que se coloca a questão de não ser selecionado para o decisivo jogo de qualificação para o Campeonato Mundial. A equipa de futebol escolar sofre uma onda de lesões…na moradia, junto ao campo de treino, acontecem coisas estranhas…Será que Rafael e Rodrigo conseguem vencer todos os obstáculos?

 

 Durante um jogo de futebol, Rodrigo foi, acidentalmente, golpeado na cabeça com os punhos do seu próprio guarda-redes. Até foi preciso chamarem uma ambulância para o levarem ao hospital. Agora, Berto Torres parece ser o único que o pode ajudar, mas está nos Estados Unidos a caminho da final do Mundial de Clubes. Ainda assim, ele pondera regressar. Quando alguém tenta tirar proveito disso, os dois jovens heróis devem manter a calma para poderem salvar o seu ídolo.


 

Bailey é uma jovem artista. Agora, o seu primeiro objetivo passa por esquiar as assustadoras Montanhas Rochosas, na estância turística de Cedar Ridge.
A tarefa, contudo, é bem mais difícil do que ela imaginava e só a ajuda de um estranho a impede de ter um acidente grave. Hudson Kincaid, o seu herói, é um dos donos dessa estância e, ironicamente, Bailey acaba de ser contratada para um trabalho muito importante: pintar o mural da família dele.
Bailey e Hudson entram numa divertida relação, algo que nenhum dos dois quer, mas que não conseguem evitar.

Lily Danville acaba de regressar a Cedar Ridge, uma pequena cidade nas Montanhas Rochosas, no Colorado.
Ninguém sabe por que motivo ela está de regresso à cidade onde cresceu, tanto tempo depois de partir sem qualquer aviso. E Lily está determinada a ficar por pouco tempo, pois não quer reabrir feridas antigas.
Mas o seu primeiro encontro é precisamente com a pessoa que mais queria evitar: Aidan Kincaid. Lily tenta lutar contra as recordações que a sua terra natal lhe traz, mas acaba por se deixar encantar pelo feitiço das montanhas do Colorado… e do único homem que nunca conseguiu esquecer.

 

Novidades do mês de dezembro


Num jardim maravilhoso, existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez.
Florinda vai conhecer o Rapaz de Bronze e viver uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.





Esta miúda é imparável! Depois do fim do namoro entre a enny e o Noah, ele desaparece sem deixar rasto. Ninguém sabe onde está, nem mesmo a nossa Miúda Online, que luta para conseguir ultrapassar o desgosto e reconstruir o seu coração partido. Por isso, a ideia de ir visitar a Megan à escola de artes surge na melhor altura possível. Nesta aventura a solo, a Penny vai perceber que os amigos precisam dela mais do que nunca. Só ela será capaz de ajudar o Elliot na sua difícil relação com os pais e, pelo caminho, dar apoio à sua nova amiga, Posey, que tem um medo terrível do palco. Como se não bastasse, o destino coloca-lhe no caminho o Callum, um escocês charmoso que a ajudará a distrair-se dos problemas e dos fantasmas do passado.


A cada estação do ano corresponde uma história típica do quotidiano de qualquer adolescente: as vivências, as emoções, os problemas, as dúvidas, os amores, as desilusões… momentos inesquecíveis e surpreendentes que deixam suaves memórias para mais tarde recordar. Este é um livro sobre esses instantes: uma fascinante viagem de inverno e uma paixão inesperada (Paula Pimenta), um outono decisivo (Babi Dewet), uma paixão que floresce com a primavera (Bruna Vieira) e um amor ardente de verão (Thalita Rebouças). Quatro histórias escritas a quatro mãos sobre jovens que experimentam vivências e sentimentos tão intensos que dificilmente irão esquecer.

Rick Riordan consegue, com este livro, um fim de eleição: deuses, magia, mitologia e muitas aventuras, numa história que nos fará recordar para sempre esta série.







Russell Green tem trinta e dois anos, é casado com Vivian, uma mulher lindíssima e dedicada; tem uma filha encantadora e uma carreira de sucesso. Dir-se-ia que a sua vida é de sonho. Mas o sonho vai dar lugar a um pesadelo… 
De um momento para o outro, Russ perde a mulher e o emprego e fica a sós com a filha de seis anos, London. Pela primeira vez, percebe que não pode entregar-se à sua própria dor pois London depende agora unicamente dele. Mas não é fácil cuidar de uma criança sozinho, fundar um negócio próprio, e lidar com um as emoções contraditórias. É muito mais difícil do que alguma vez imaginara.

Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele – nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua – uma alquímica busca do Absoluto.
O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui, no entanto, uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor.


Os desafios gramaticais

Pronto para participares na 1.ª fase do concurso – Desafios gramaticais? Então, fala com a tua professora de Português e forma uma equipa de 4 elementos, para representar a tua turma. Estás à espera de quê? Vem divertir-te, mostrando o que já aprendeste e partilhando os teus conhecimentos com as outras equipas. Conto contigo no local habitual, a tua biblioteca!

1.ª fase
5.º ano – segunda-feira – 12 de dezembro às 13h30m
6.º ano – quarta-feira – 14 de dezembro às 12h40m
7.º ano – quinta-feira – 15 de dezembro às 13h30m
8.º ano – terça-feira – 13 de dezembro às 13h30m
9.º ano – segunda-feira – 12 de dezembro às 14h15m

                                                PARTICIPA!


Concursos

Como já é habitual, realizar-se-ão na vossa biblioteca vários concursos que, tenho a certeza, serão, uma vez mais, do vosso agrado.
Para começar temos os concursos:
  - “Os desafios gramaticais”, que se destina aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos;
  - “Mostra o que sabes”, para os alunos do 8.º ano de escolaridade;
  - “Show what you know”, para os alunos do 9.º ano.

Participem! Estão garantidos a diversão e, espero eu, o enriquecimento dos vossos conhecimentos.
Qualquer dúvida que tenham, podem esclarecê-la com a vossos professores de Português e de Inglês ou com o vosso diretor de turma.
Entretanto, terão mais informações, aqui, na página Web, secção Bilioteca e no placard junto à biblioteca.
Encontramo-nos no lugar do costume.
Até breve!

A coordenadora da biblioteca, Paula Pinheiro


Novidades do mês de novembro

Bia e Cris, acompanhados do corvo João conhecem os primos Tó Jú e Daniel e imediatamente antipatizam uns com os outros. Os primeiros ficam aborrecidos por os pais os mandarem passar o verão na casa de uma tia que não viam há anos. Os segundos por terem de dividir os quartos com aqueles primos que lhes parecem insuportáveis. Mas, devido a um turbilhão de acontecimentos surpreendentes, uma amizade acaba por surgir. O elo que os une são as suspeitas sobre um hóspede da tia Cristina, e um livro muito antigo que conta a história da Nazaré e fala de um submarino alemão, da Segunda Guerra Mundial, afundado ali perto no mar.


Mais um desafio que transportará Lina e os seus três fiéis amigos para outras eras. Mas será que têm coragem para iniciar mais esta viagem?
Muitas são as surpresas que estão reservadas àqueles que invadem as terras do Conde Drácula em busca de respostas. Mas só os verdadeiros guerreiros serão capazes de seguir em frente





No meio de uma aldeia remota do interior, a patrulha Lobo é confrontada com um desaparecimento a que não resiste investigar. Miguel, Ana, Guilherme, Marta e Ivo embrenham-se numa aventura que os leva a um cemitério. Surge-lhes uma realidade que supunham ser apenas do imaginário e a patrulha Lobo é obrigada a lutar contra o que julgavam não existir. Aparecem-lhes pelo caminho pistas de um cenário assustador e veem o impensável, algo que os distrai do seu objetivo inicial, a investigação da pessoa desaparecida.


Durante a atividade de um raide, aparentemente simples, mas exigente, a Patrulha Lobo embrenha-se nos segredos de uma floresta enigmática e inóspita. Nas suas explorações, detetam olhares invisíveis e que os assustam a cada passo. Cedo descobrem um segredo dentro de um segredo, sem que consigam fugir dos perigos que dominam a floresta secreta. A separação misteriosa dos amigos traz um novo desfecho e descobrem que afinal o pior ainda está por vir…



Uma chave mágica que a Mariana desencanta e que supostamente abre todas as portas, um exercício muito à frente sugerido pela professora de Português e que vai gerar a maior confusão; um acidente que põe a família Machado toda em sobressalto e a entrada em ação do António, o colega por quem o coração da Margarida vai palpitar. Porém, muito mais à frente ainda vai ser a rebelde Maria do Carmo, a filha do diretor da escola.




Lúcia, Rita, Bia e Marta são amigas inseparáveis desde sempre e para sempre. Mas um dia Marta traz uma má notícias: ela e a família vão mudar de casa - para Berlim! Para manter a amizade e nunca se esquecerem do que as une, as quatro amigas decidem criar O CLUBE DOS TÉNIS VERMELHOS, para ficarem juntas para sempre e provarem que a verdadeira amizade é mais forte do que a distância!





Depois de cumpridas as duas primeiras profecias, Gregor enfrenta agora a Profecia de Sangue, que prevê que ele e Boots regressem à Subterra. Aí terão de encontrar a cura para um surto de peste que assola as criaturas de sangue quente. A mãe deixa-os ir… com a condição de os acompanhar. Quando chegam a Regalia, a peste está a espalhar-se e um dos membros da família de Gregor é atingido. Só então Gregor percebe qual o papel a desempenhar na profecia. Terá de reunir todas as forças para concluir a missão, ou será o fim dos Subterrestres de sangue quente.


 

Os Cinco estão acampados perto da casa de um famoso cientista. Quando uns documentos secretos desaparecem daquela casa, cabe aos nossos amigos descobrirem o larápio.








Curiosidades sobre o Dia das Bruxas

Sabes que o Halloween está a chegar?
Pois é!!!
Aproveita para aprenderes algo mais sobre esta festividade, aqui.


N
ovidades do mês de outubro

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, J. K. Rowling, Jack Thorne, John Tiffany

Foi sempre difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele se tornou num muito atarefado funcionário do Ministério da Magia, casado e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar para trás, o seu filho mais novo, Albus, tem de se debater com o peso de um legado familiar que nunca desejou. Quando o passado e o presente se cruzam, pai e filho confrontam-se com uma desconfortável verdade: por vezes as trevas vêm de lugares inesperados. 

A Ilha dos Rebeldes, Ulysses Moore, Lacopo Bruno 

Este livro é o seguimento de O Barco do Tempo, Viagem aos Portos Escuros e Piratas dos Mares Imaginários.

 

 

 

        Rato Picado - David Walliams, Tony Ross

A Zoe é uma rapariga infeliz. A madrasta dela é muito preguiçosa. O fanfarrão da escola está sempre a implicar com ela. Mas o pior é que Burt, o vendedor de hambúrgueres cego, quer roubar-lhe o rato de estimação…

 

 

Miúda online 2 – On tour - Zoe Sugg (Zoella) 

As malas estão feitas. A digressão vai começar. A Penny é convidada pelo seu deus do rock, o namorado Noah, para o acompanhar na digressão pela Europa. Ela está ansiosa. Mas, quando se confronta com a agenda sobrelotada do Noah, com os membros da banda com ar de poucos amigos e com ameaças de fãs ciumentas, começa a sentir-se um pouco a mais. Além disso, não consegue evitar as saudades da família, do seu amigo Elliot... e do seu blogue, Miúda Online.

 

7 Irmãos - Livro 12: Sozinhos em Casa, Margarida F. Santos, Maria João Carvalho 

Dez dias sozinhos em casa! É verdade! Dez dias sem pais e sem Alice. Preparar refeições, limpar o pó, lavar casas de banho, engomar, fazer compras… dividido por tantos não parece grande coisa, ainda por cima em Julho, quando já não há aulas e o tempo sobra por todos os lados… ou estica, porque, na rua dos Girassóis 17, «reino da barafunda», há sempre tempo para mais uma asneira! Se os pais soubessem o que realmente se passava a tantos quilómetros de distância, o que iriam pensar da sua «tribo»?

As Crónicas de Kane Livro 1: A Pirâmide Vermelha, Rick Riordan 

Desta vez, Rick Riordan escolheu o antigo Egipto para as suas aventuras.

 

 

  

O Mistério do colar desaparecido, Enid Blyton

Ninguém reconhece o Gordo na pele de uma vendedora de balões nem de outras personagens como o velho Johnny. Os seus disfarces estão melhores do que nunca! E bem vai precisar deles, agora que uma quadrilha de ladrões audaciosos está a deixar a Polícia às aranhas. É mais um mistério à medida dos Cinco Descobridores e do seu Cão!

 

 

Algumas das atividades a desenvolver na biblioteca durante o ano letivo 2016/17

Atividade

Destinatários

Calendarização

Concurso – Desafios gramaticais

Alunos dos 2.º e 3.º ciclos

1.º, 2.º e 3.º períodos

 Concurso - Mostra o que sabes!

Alunos do 8.º ano

1.º e 2.º períodos

Concurso – Show what you know

Alunos do 9.º ano

1.º e 2.º períodos


NOTA: Serás informado da realização das atividades através de cartazes que estarão expostos na biblioteca ou em painéis no exterior da mesma.
Participa, aprende e diverte-te!


Novo ano letivo, novos livros!

Como já sabes, todos os meses a biblioteca do colégio tem livros novos. Livros significam aventura, descoberta, emoção…

Gostas de ler? Será que já procuraste “aquele” livro que te levará a descobrir que, afinal, ler é um prazer? Olha, na biblioteca tens muito por onde escolher. E quando descobrires o gosto pela leitura, vais ver que os livros vão passar a ser companheiros para a vida e, por isso, nunca mais te separarás deles.

Para ti, que já gostas de ler, basta apenas pensares na sensação fantástica que é, com um simples livro, visitar lugares fantásticos, viver situações que provocam sensações tão distintas como a curiosidade, o espanto, a tristeza, a alegria….; na dificuldade em largar o livro quando a vista já arde de cansaço, pois queremos continuar a ler, ler e não sair daquele mundo que nos prende e que teima em que fiquemos só mais um pouco… mais um pouco. 

                                                                                 A coordenadora da biblioteca


ANO LETIVO
: 2016/17
 

Gostavas que a biblioteca tivesse “aquele” livro que tu tanto queres ler?

ENTÃO, PREENCHE A TUA SUGESTÃO JUNTO DA FUNCIONÁRIA DA BIBLIOTECA! É MUITO SIMPLES. E PODES FAZÊ-LO TODOS OS MESES!!!

 
Algumas informações úteis para utilizares melhor a biblioteca

Na biblioteca podes ler, consultar livros, fazer trabalhos de investigação e/ou de grupo, usares os computadores e estudar. Podes requisitar livros para leitura domiciliária, exceto dicionários, enciclopédias, revistas e jornais.

Entende-se por leitura domiciliária o empréstimo de publicações, durante um período de tempo estipulado (15 dias).

Só podes requisitar uma publicação de cada vez.

Caso pretendas voltar a requisitar o mesmo livro antes do prazo de devolução terminar, deves, para isso, fazer novo pedido, não sendo penalizado com qualquer multa.

No caso do prazo de devolução não ser respeitado, pagarás uma multa de valor igual à do cartão de substituição.

Tu assumes inteira responsabilidade pela conservação dos livros emprestados.

Durante o período de interrupção das atividades letivas (Natal, Carnaval e Páscoa), o prazo de requisições é alargado até ao final da primeira semana de aulas que se lhes segue.

Todos os empréstimos cessam três semanas antes da data definida para o fim do ano letivo, para fins de inventariação.

Se necessitares de utilizar a internet, deves inscrever-te com 24 horas de antecedência e só poderás “navegar” durante 30 minutos, exceto nos horários em que não existam inscrições.

Não é permitida a presença, junto do computador, de mais de dois alunos.

Quando existir uma grande procura de computadores tem preferência, na requisição, o aluno que precise de fazer pesquisa para estudo ou para a realização de trabalhos.

Nos equipamentos informáticos, não podes jogar jogos de computador.

 

Alguns dos teus deveres como utilizador da biblioteca

Deves assumir um comportamento que respeite os princípios do civismo e do respeito pelos outros utilizadores, de forma a proporcionar a todos um bom ambiente de leitura e de trabalho;  

Não podes comer ou beber neste espaço, bem como mascar pastilhas elásticas e usar boné;

Não podes escrever ou sublinhar, dobrar ou utilizar qualquer outra forma de marcar as folhas das obras utilizadas;

Deves ser responsável pela conservação das obras consultadas, pela mobília utilizada, bem como pela limpeza e arrumação do espaço que ocupas;

Ser responsável pela conservação e extravio das obras requisitadas;

Deves cumprir o prazo estipulado para devolução dos livros requisitados para leitura domiciliária;

Também tens direitos. Ora lê!

Tens o direito de usufruir de todos os serviços prestados pela biblioteca;

Podes pesquisar nas publicações ou no computador a informação pretendida;

Podes requisitar para leitura domiciliária os livros que pretendas ler, de acordo com o Regulamento da Biblioteca;

Podes participar em todas as atividades promovidas pela biblioteca;

Tens direito a dispor de um ambiente agradável e propício à leitura e ao estudo;

Podes utilizar os computadores, respeitando a ordem de inscrição e as regras de utilização. 

Bom ano escolar!

 

Para o ano letivo 2016 – 2017, as listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura foram atualizadas, conforme tem acontecido todos os anos. Mais uma vez, incluíram-se obras de autores portugueses e estrangeiros para os vários anos de escolaridade e que correspondem a diferentes graus de dificuldade, para que os professores, em conjunto com os seus alunos, possam escolher os livros mais adequados às atividades a desenvolver.
Consulta as listas de obras recomendadas:
5.º ano
6.º ano
7.º, 8.º e 9.º anos

Podes consultar ainda a página do Plano Nacional de Leitura aqui.


 

 

 

 

Colégio João de Barros - Página Oficial

Página Inicial 

> O Colégio

Política da Qualidade

Oferta Educativa

Plano Anual de Atividades

Desporto

> Alunos

Psicopedagogia,O.Vocacional

Biblioteca

Eco-escolas

P.A.P.E.S.

Contactos e horários

Bandeira Eco-escolas

 


 Aceder ao Portal Sige 
Inovar - Consulta Alunos